Como Ganhar Dinheiro na Internet Escrevendo Textos

A internet traz em si um verdadeiro universo de possibilidades para quem deseja ganhar dinheiro. Sim, é possível conseguir uma nova fonte de renda complementar sem precisar arranjar outro emprego formal, trabalhando em casa, nos dias e horários que melhor lhe convierem.

Hoje, você vai saber mais sobre uma das formas de ganhar dinheiro na internet: escrevendo textos.

Redator(a) freelancer

Essa é uma das formas mais comuns e eficientes de faturar na rede escrevendo textos. Existem sites nos quais é possível se cadastrar como redator, publicando currículo e portfólio. Quando uma empresa precisa de alguém que produza conteúdo para o seu blog, por exemplo, ela acessa esses mesmos sites, mas na posição de cliente, procurando alguém pra fazer o trabalho.

Um redator freelancer não possui vínculo empregatício e trabalha por tarefa. Ou seja, ele não é contratado pela empresa, apenas há um acordo para escrever alguns textos, dependendo da necessidade e disponibilidade de ambas as partes.

Uma das maiores vantagens de se cadastrar nesse tipo de site é que o redator tem liberdade para aceitar trabalhos quando puder. Se estiver com agenda muito lotada em um determinado período ou mesmo se não quiser escrever sobre aquele tema, ele pode simplesmente recusar. A remuneração normalmente é feita por texto escrito.

Empresas de produção de conteúdo

Essa é outra possibilidade de ganhar dinheiro escrevendo textos, mas que exige uma dedicação maior. Atualmente, existem empresas que trabalham com produção de conteúdo online. Se você trabalhar para uma dessas empresas, irá atender os clientes dela, escrevendo para eles conforme a demanda.

A diferença entre essa modalidade e a anterior é que existem clientes fixos e o redator tem um compromisso com a empresa para a qual trabalha. Se essa for a sua aposta, provavelmente terá uma cota de textos para escrever diariamente, por exemplo.

Mesmo assim, não necessariamente vai existir vínculo empregatício, ou seja, a relação entre redator e empresa pode ser como freelancer. Isso permite que você concilie com outra jornada de trabalho. Basta organizar bem o seu tempo para conseguir dar conta de tudo sem comprometer a qualidade.

Como escrever bem

Independente de qualquer coisa, você só vai conseguir ganhar dinheiro se souber escrever bem. Para isso, vale à pena adotar algumas práticas no cotidiano.

• Leia muito! Para ser um bom escritor, antes de qualquer coisa, você deve ser um bom leitor. Isso vai ampliar seu vocabulário e a capacidade de articular as ideias;

• Pratique a escrita. Quando tiver tempo livre, escreva sobre assuntos genéricos;

• Perguntas colocadas estrategicamente no início ou no decorrer do texto podem ser uma boa alternativa para atrair a atenção do leitor;

• Busque abordagens criativas;

• Organize o texto em introdução (onde você apresenta o tema e as ideias principais que serão discutidas), desenvolvimento (onde os argumentos devem ser explorados com mais detalhe. Apresentar ponto e contraponto se houver) e conclusão (o encerramento do texto, que pode trazer uma síntese ou chamar o leitor para agir).

Aperfeiçoe-se, pratique e ganhe dinheiro na internet escrevendo textos incríveis sobre diferentes assuntos.

Leia também sobre: Como Ganhar Dinheiro na Internet sendo Menor de 18 anos.