Gesso: Expectativas e Realidade

Gesso: eis a opção escolhida por muitas pessoas para a decoração de sua casa ou apartamento. Acabamentos, forro, sancas, qualquer ambiente parece ficar mais bonito quando complementado com algum trabalho em gesso. Tanto que, quando pensamos no acabamento, normalmente já nos vêm à mente aquela imagem de “casa de novela” ou daquele apartamento do seu amigo recém-casado, ambos decorados com gesso. O problema vem quando começamos a pensar no processo da aplicação do gesso, e finalmente caímos na dura realidade do que é uma reforma ou qualquer tipo de serviço em casa: sujeira, pó, dias para limpar e organizar tudo. E a algum tempo atrás decorar com gesso significava isso mesmo!

Nova Modalidade

Mas as coisas mudaram! Existe hoje no mercado uma nova modalidade de gesso, o drywall, que pode ser aplicado praticamente a seco. Isso significa uma secagem mais rápida e ainda facilita a sua vida na hora de limpar. Ao ler isso, você provavelmente irá começar a mudar as suas expectativas em relação ao gesso. Mas nos vemos obrigados a frisar também que para escolher essa nova modalidade, você vai desembolsar um valor maior. Isso sem contar na dificuldade que às vezes temos para encontrar mão de obra devidamente qualificada no mercado. Mas este último você provavelmente já enfrentava desde os tempos mais remotos.

Se a sua casa é nova, o ideal é que o trabalho com gesso, independentemente se for o drywall ou o convencional é antes de pintar e colocar o piso, ou no máximo, enquanto não houver móveis no ambiente. Caso você já esteja morando na casa, o jeito é escolher um profissional que tenha os devidos cuidados de proteger o piso e os móveis, e ainda assim é necessário limpar os respingos de gesso, de preferência antes mesmo que sequem. Além disso, uma das principais vantagens de usar o gesso, é que o trabalho é muito fácil de ser recuperado, por isso representa a melhor opção caso queira um forro rebaixado, por exemplo.

Expectativa X Realidade

gesso realidade

(Foto: Internet)

O fato é que a maior parte das pessoas tende a pensar no trabalho pronto, sem analisar o “durante”. Sabe aquela história de expectativa X realidade? Se fossemos fazer uma representação nesse sentido em relação ao gesso, a expectativa seria a tal “casa de novela” e a realidade seria você, todo branco(a) de pó, limpando os respingos. Mas não é por isso que você vai desistir de decorar a sua casa com gesso. É necessário pensar além.

Expectativas

(Foto: Internet)

Depois dessa fase da limpeza, sua casa ficará linda, digna dos mais diversos elogios. E você saberá que isso se deve em parte também ao seu trabalho e paciência para chegar ao resultado desejado.

Escolher bem a empresa que fará o gesso para você também é fator de suma importância, pois é a qualidade da mão de obra que ajuda a definir qual será o resultado do trabalho. Não analise somente o preço: pesquise o trabalho da empresa. Se possível, converse com pessoas que já obtiveram uma experiência com eles. O resultado irá te surpreender (para o bem, claro).

Dica grátis:

Leia também sobre: Como dominar o Drywall ou Acartonado em 6 passos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *