Você trabalha com Forro de Gesso? Leia isso agora

Arquitetos e designers de interiores estão adicionando o uso do forro de gesso em primeiro lugar nas listas em seus principais projetos, já que perceberam que esse é um material fácil de corrigir imperfeições de lajes e vigas presentes nas reformas e construções. Além disso, o gesso oferece uma maior maleabilidade tanto em projetos de iluminação como nos de acústica. O forro de gesso é a opção mais procurada quando o material é escolhido como parte de sua edificação. Ele oferece diversas opções, como por exemplo, forros curvos, removíveis, além daqueles que auxiliam na melhoria da qualidade do ar e ainda completam a decoração do ambiente.

Para instalar o forro de gesso, é necessário inicialmente inserir no teto pinos de aço colocados a 60 cm de distância (entre uma placa e outra). Os pinos devem ser colocados com um dispositivo próprio para isso. Um arame de cobre ou aço passa pelo orifício do pino e é preso na placa, o forçando e torcendo para amarrá-la. Uma massa de estopa, água e pó de gesso é adicionada junto à parede para aumentar sua fixação. Para fixar a moldura, é necessário realizar o mesmo procedimento. Para o acabamento dos rejuntes, é utilizada a mesma massa.

Referente ao período de trabalho da etapa seguinte, o tempo necessário de colocação de um forro de gesso é de um dia, isso quando o profissional precisa montá-lo. Para que o pintor possa passar massa e pintar o forro, o ideal é que isso aconteça dois a três dias após a aplicação. Algo que se deve levar em consideração ao trabalhar com gesso é que esse material possui uma facilidade, versatilidade, rapidez de instalação e secagem em poucas horas.

Algo indicado ao colocar um forro de gesso é lembrar-se que o mesmo não é estrutural. E preciso tomar cuidado na hora de pendurar qualquer tipo de objeto pesado. No caso de um lustre, por exemplo, é necessário fixá-lo primeiro em algum lugar, pois dependendo de seu peso, o lustre será sustentado por essa estrutura em que o mesmo foi pendurado, e não apenas e somente por um forro de gesso.

Leia também sobre: 10 coisas sobre Teto de Gesso que ninguém te conta.