Dicas de cuidados para planejar sua estratégia de Sanca Fechada

Sanca fechada é o nome de um tipo de decoração feita a partir de placas de gesso, mas que comumente também são feitas com DryWall. Trata-se de um rebaixamento do teto onde poderá ser fixado pontos de luz, aumentando visivelmente o espaço da sua sala, por exemplo, além de deixa-la mais confortável e bonita.

Outra variação dessa modernidade é a Sanca Aberta, a diferença entre as duas? Simples. Na sanca fechada, os spots de luz são colocados abaixo. Ou seja, entre o teto e a iluminação, ela é lisa, sem espaço. Já na sanca aberta, deixam-se espaços entre o tato e a parte inferior da sanca, para que os spots de luz sejam encaixados sobre ela. É um recurso da arquitetura que vem sendo muito utilizado, principalmente se o seu ambiente for pequeno, já que eles ampliam as luzes e distribuem a iluminação de forma natural.

Como escolher a sanca fechada certa?

Bom, o primeiro passo é analisar o ambiente que você está prestes a reformar. Se o seu caso for uma sala de jantar, por exemplo, a sanca fechada é uma ótima opção, principalmente porque ela não possui abertura entre o teto e o gesso, permitindo que você complemente a sua iluminação com uma luminária central.

Outro bom truque é separar os ambientes através das sancas. Por exemplo, se a sua sala for em conjunto com a sua sala de jantar, você pode usar a sanca aberta na sala de jantar e a sanca fechada na sala, dando a sensação de lugares diferentes, mas fazendo a decoração combinar e comunicar entre si.

Além do modelo reto, que é o modelo tradicional, existem alguns que formam desenhos, dando um formato mais moderno. Um exemplo disso são as sancas desenhadas com linhas curvas.

Se você deseja mudar o seu dormitório, uma boa opção é utilizar a sanca na cabeceira com uma iluminação de cabeceira, posicionando os focos de iluminação logo acima da cama. Você pode inovar e fazer a sanca de madeira também!

Nos banheiros, como são os menores espaços da casa, você pode colocar uma sanca fechada acima do espelho para dar abrilhantar o espaço. Contudo, já vale avisar que uma iluminação complementar deverá ser instalada no centro do seu espaço.

Leia também sobre: 10 coisas sobre Nicho de Banheiro que você pode aprender com seus concorrentes.