O que é Marketing de afiliados?

Por | 4 de agosto de 2016

Marketing de afiliados: ferramenta essencial para a divulgação

Apesar de todas as mudanças em que vivemos na relação entre consumidor e vendedor nos últimos anos, uma coisa ainda é certa: o marketing continua sendo uma ferramenta muito poderosa na hora de fazer com que um produto ou serviço chegue ao seu público-alvo. Com o avanço das mídias on-line, esse meio se tornou tão importante quanto os veículos impressos para se divulgar o produto.

Uma das grandes sacadas do marketing – não só de hoje – é aproveitar um canal que tenha uma boa popularidade e alcance para divulgar sua marca, seu produto ou serviço. Isso desde os tempos de jornal, rádio ou televisão. Hoje, com a internet a nossa disposição, outros meios de comunicação também chamam a atenção de várias marcas. Sites, blogs, redes sociais, as opções são muitas e cada uma tem o seu valor e sua contribuição.

Marketing de AfiliadosÉ nesse ponto que entra o assunto principal de hoje: o marketing de afiliados. Mas o que é esse tal marketing de afiliados? Trata-se de um modelo de negócio muito simples: um site, blog ou perfil de rede social abre espaço para a divulgação de uma marca no seu veículo e é recompensado pela promoção de acordo com o negócio fechado, seja por clique, por venda, por ação, etc. Ou seja, você se torna um parceiro na divulgação e é remunerado por isso. Para exemplificar, digamos que você tem um site e uma marca famosa e quer inserir um banner na página porque sabe que seu veículo tem uma boa rotatividade de visitantes. Ao fechar negócio, as partes chegam a um acordo se a remuneração será por clique no banner, por venda originária do site, entre outras condições que podem ser acordadas.

Programa de AfiliadosO nicho de marketing de afiliados é um dos mais rentáveis hoje em dia, principalmente para quem possui uma grande presença em meios on-line, seja por meio de um site, seja por suas redes sociais pessoais. Isso porque a contrapartida é sempre muita justa. A marca consegue atingir o público que ela escolher e os editores de conteúdo de sites e blogs conseguem rentabilizar o seu negócio de maneira ágil e eficaz, já aproveitando toda a sua base de seguidores.

No entanto, para o dono do site, é preciso que ele tenha a real consciência do seu alcance e do público que frequenta a sua página. Esses dados são essenciais para que ele consiga, até mesmo, oferecer seu espaço como uma potencial ferramenta de divulgação.

Saiba quais são as formas de venda

O marketing de afiliados possui várias formas de remuneração, que podem ser acordadas entre as partes de acordo com o negócio que está sendo feito. Entre as modalidades para monetizar o conteúdo estão: Custo por Clique (CPC), Custo por Ação (CPA), Custo por Lead Válida (CPL), Custo por Mil Impressões (CPM), Custo por Formulário (CPF) e Custo por Venda (CPV).

As modalidades mais comuns nesse tipo de negócio são as CPC e CPV, por clique e por venda. No primeiro, o dono do veículo consegue aproveitar todo o seu alcance de visitantes e redirecioná-los para a ação. Já no CPV, o blogueiro pode negociar uma quantia maior de remuneração, já que ele está sendo o responsável quase que diretamente pela venda do produto ou do serviço.

Por fim, vale lembrar que os programas de marketing de afiliados devem ser acordados legalmente por ambas as partes, para que o negócio seja legal. Cada acordo deve seguir termos, respeitando cada item do acordo. Feito isso, esta é uma ferramenta muito eficaz na divulgação de um produto ou serviço e rentável para o dono do conteúdo.

 

Até a próxima!

 

 

Autor: Adieverson

Sou Adieverson de Jesus, sou encantado pelo marketing digital, e hoje me dedico exclusivamente à internet, de modo a escrever e produzir ideias empreendedoras.

1 comentário “O que é Marketing de afiliados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *