O que é Marketing Digital?

Por | 3 de agosto de 2016

Não é de hoje que o termo ‘marketing digital’ vem sendo amplamente difundido. Seja em empresas de pequeno, médio ou grande porte, o marketing digital e suas ferramentas mais expressivas já fazem parte da rotina de divulgação da marca, seus produtos e serviços.

Hoje, a área de marketing digital também é vista como uma das mais promissoras do futuro, o que chama a atenção não só das empresas, como também, dos profissionais e estudantes de comunicação.

• Mas afinal, o que é marketing digital?

M. DigitalPara compreendermos o conceito de marketing digital, é fundamental uma apresentação ao bom e velho “marketing”.

De acordo com a AMA (Associação de Marketing Americana), marketing nada mais é do que uma atividade que visa à criação, a comunicação, a divulgação e a entrega de valores de uma determinada marca/empresa para seu púbico em geral, composto por clientes, consumidores, funcionários, parceiros e a sociedade como um todo.

O marketing digital, por sua vez, tem como base os mesmos preceitos do bom e velho marketing, com a diferença de que busca tais objetivos por meio de ferramentas e estratégias exclusivamente digitais.

Originalmente, em seus primórdios, o marketing digital foi adotado unicamente por empresas de grande porte. Mas, hoje, ele é um forte parceiro até mesmo das pequenas startups, e-commerces, blogueiros e até de microempreendedores que atuam na venda de produtos e serviços on-line.

Hoje o marketing digital também se destaca como uma modalidade econômica para a promoção de marcas, produtos e serviços, já que a sua execução não necessariamente demanda de caros recursos.

• Porque apostar no marketing digital?

Marketing Digital Evolução

(Foto: Internet)

Apostar no marketing digital, hoje, é uma necessidade de empresas de todos os tamanhos e segmentos. A razão é simples: seu público alvo (consumidores e clientes – sejam eles em potencial ou já atingidos) com toda certeza, marca presença na internet – seja pela participação nas redes sociais, pelas buscas no Google e por demais atividades praticadas em rede.

Sendo assim, uma maneira eficiente de chegar a esse público e chamar a sua atenção é por meio da utilização de estratégias de marketing digital. Mas afinal, quais estratégias são essas?

1. Criação de lojas virtuais, e-commerce ou sites institucionais qualificados para garantir a presença da empresa na internet;

2. Criação e desenvolvimento de um blog para a empresa: que é o que irá aproximá-la de seu público alvo por meio da produção de conteúdo interessante, atrativo e qualificado;

3. Apostar em estratégias de SEO: estratégias como a de palavras-chave são as que garantem o melhor posicionamento do site/blog/redes sociais da empresa no Google e em demais motores de busca;

4. Perfis nas redes sociais: é dessa forma que a empresa garante uma das características mais importantes no mundo atual: interação com os novos consumidores. Por meio dos perfis nas redes sociais é possível tirar dúvidas, responder comentários, críticas, sugestões e assim por diante.

Outras estratégias de marketing digital que também não podem ser deixadas de lado são: criação de campanhas de e-mail marketing, divulgação de anúncios nas redes sociais (como por meio do Facebook Ads, por exemplo), anúncios por meio de links patrocinados e assim por diante.

• Porque investir em marketing digital?

Investir no Marketing Digital

(Foto: Internet)

Hoje o marketing digital é um parceiro de empresas de todos os portes e segmentos. Entre os principais benefícios de sua aplicação podemos destacar:

– Aumento das vendas dos produtos e/ou contratação de serviços da empresa;

– Melhora da visibilidade da marca, que estará não só no universo físico, como também, no digital;

– Aumento da credibilidade da empresa, que ao produzir conteúdo de qualidade e interagir com o seu público alvo, pode até mesmo se tornar uma referência no segmento do mercado em que atua.

 

 

Autor: Adieverson

Sou Adieverson de Jesus, sou encantado pelo marketing digital, e hoje me dedico exclusivamente à internet, de modo a escrever e produzir ideias empreendedoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *